+55 11 5555.4114

Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2393 - Conj. 101 - São Paulo - SP - Cep: 011401-000

Na estante: setembro

Além da 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, para a comunidade LGBTTTQQIAA o mês foi de busca por mais visibilidade de suas lutas e vidas. O “Na estante” traz uma indicações de conteúdos e também uma reflexão sobre o amor; se há amor, deve existir o respeito pelo outro, pelo espaço do outro e pela vida do outro. Todo o ser humano deve ter o direito se orgulhar por ser o que é, amar quem ele quiser e viver sem o medo da ameaça, do escárnio e do preconceito.

Em busca de espalhar conhecimento, o “Na estante” indica o Ted Talks (https://www.ted.com/talks/jenni_chang_and_lisa_dazols_this_is_what_lgbt_life_is_like_around_the_world?language=pt) de 2015 do casal Jenni Chang e Lisa Dazols, em que elas abordam como é a vida das pessoas da comunidade LGBTTTQQIAA que não possuem direitos básicos. É um relato marcante sobre pessoas com histórias inspiradoras, de resistência e orgulho.

A indicação de leitura é o “Devassos no paraíso”, do João Silvério Trevisan, publicado pela Companhia das Letras. Um livro sobre a história da homossexualidade brasileira que traça um diálogo com campos de conhecimentos e expressões da nossa cultura (política, cinema, teatro, medicina, literatura etc.) para a construção de um estudo completo sobre a homoafetividade no Brasil – um tema ainda considerado tabu que gera intolerância e acaba alimentando a violência – para ensinar e criar uma sociedade mais justa e menos homofóbica.