+55 11 5555.4114

Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2393 - Conj. 101 - São Paulo - SP - Cep: 011401-000

Leitura em pauta: agosto

A Carreta Literária nestes últimos 2 meses atendeu mais de 4.500 leitores em 21 diferentes locais nas 5 cidades em que está instalada. Durante o mês de julho, as atividades foram mais leves, uma vez que boa parte dos locais atendidos são escolas e estavam em recesso.

Em Santa Cruz da Esperança – SP, a mediadora Elaine esteve com a Carreta no Ginásio de Esportes Nelton Lopes da Silva e na Praça Central da cidade “fazendo a alegria das crianças” – como ela mesmo relatou.

Em Novo Hamburgo – RS, a mediadora Liane Guedes agradeceu a passagem da Carreta pela EMEF Presidente Castelo Branco que permitiu aos seus pequenos leitores usufruir o espaço e o acervo. A Carreta esteve em outras 8 escolas nestes últimos dois meses: EMEF Cecília Meireles, EMEI Prof Ernest Sarlet, EMEF Profª Helena C. Sampaio, EMEF Eugênio Nelson Ritzel, EMEI Jorge Ewaldo Koch, EMEF Presidente João Goulart e EMEF Maria Quitéria.

Em São Carlos – SC, depois de passar pelos CEIMs Aquarela e Rabisco, pela EEB Dr. Carlos Culmey e a Biblioteca Pública, a APAE recebeu a Carreta e a mediadora Adriana Bonissoni confidenciou que os associados, de todas as idades, “amaram degustar o cardápio literário”.  

O retorno às aulas foi intenso em Jaguariúna – SP, os trabalhos foram iniciados pela E.M. Profª Maria Tereza Piva com o mediador Amélio Fávila Jr. No período da noite, atendeu os alunos do CEJA na Profª Yvone Poltronieri Santos sob a mediação de Cecília Menna: “Os alunos gostaram muito, todos se acomodaram nas cadeiras e mesas disponíveis. Brincamos de fantoches, leram rapidamente alguns livros e finalizamos com uma linda história. Todos gostaram”.

Ainda no estado de São Paulo, em Americana, a Carreta Literária foi recebida com gosto pela Casa da Criança (CC) Manacá, a mediadora Janeth Maria Evangelista junto com o time organizou um “cenário encantador” e as “crianças puderam explorar bastante”, ela ainda acrescentou: “ver a alegria em cada rostinho, para nossa equipe, foi o mais gratificante!!!”. A CC Manacá promoveu o PicConto, uma atividade que contava com a presença dos pais e tutores das crianças realizando contação de histórias num grande piquenique coletivo. Mais para o final do mês, foi o CIEP Zanaga que recebeu a Carreta e desfrutou “momentos mágicos de contato com a leitura” como colocou a mediadora Rogéria Lopes da Silva. A diretora do núcleo de formação da Secretaria de Educação, Neuza Moro, vem acompanhando as atividades deste equipamento cultural e parabenizou todos os envolvidos.

A Rede Educare esteve na cidade de Americana também acompanhando a interação das crianças com o acervo da Carreta Literária na Casa da Criança Curió, em que as professoras realizam a mediação orientadas pela coordenadora Maria Aparecida Beroldo.