+55 11 5555.4114

Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2393 - Conj. 101 - São Paulo - SP - Cep: 011401-000

Entre leituras: novembro

Em junho, foram entregues três Cantos de Leituras, um na cidade de Promissão no estado de São Paulo, numa escola em área rural que atende ao maior assentamento rural do Brasil, o outro na cidade de Olinda, interior de Pernambuco, numa escola de Educação Infantil e em Salvador, Bahia. 

Em Promissão – SP, a EMEI Cantinho do Céu recebeu o projeto Cantos de Leitura para os seus mais de 200 alunos e para a comunidade do entorno escolar. O Cantos é, naquela região um pouco fora da cidade, o único lugar destinado a livros e leitores! Foram indicados pela comunidade vários títulos e temas de interesse como sustentabilidade, questões do campo, agroecologia, dentre outros conteúdos relevantes. 

Na periferia da cidade de Olinda – PE, foi entregue outra unidade do projeto na CEMEI José Antônio Ferreira Sobral, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coocencipe). Nesse espaço, além dos 250 alunos da escola, o Cantos contará com a presença de mais 300 alunos da escola de Ensino Fundamental ligada a esta, além dos catadores e comunidade em geral. 

Em Salvador – BA, a Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI) e a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) receberam o projeto Cantos de Leitura. O objetivo é atender a uma rede de 20 associações (em média 1.000 crianças e jovens), creches e escolas comunitárias da Península de Itapagipe, em Salvador - BA. O Cantos de Leitura está instalado na sede do REPROTAI no bairro do Uruguai, antiga região de Alagados, na periferia de Salvador.

Para essa primeira etapa de entrega do projeto, obteve-se um retorno positivo dos parceiros (escolas, espaços sociais, Secretarias de Educação e comunidades) e uma ótima avaliação da disposição do espaço físico, do acervo doado e da capacitação de mediadores de leitura. Para cada espaço, desenvolveu-se estratégias próprias para a ativação do mesmo, através de empréstimos e principais ações. E seguimos rumo a outros Cantos de Leitura pelo Brasil. Aguardem!