+55 11 5555.4114

Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2393 - Conj. 101 - São Paulo - SP - Cep: 011401-000

LEITURA em pauta

No dia 03 de agosto às 11h foi inaugurado o "Cantos de Leitura" na comunidade da Maré-RJ. Mais um dos investimentos da State Gride na capital carioca, essa unidade objetiva privilegiar crianças de 0 a 6 anos, ainda pouco assistidas nessa região. Na Inauguração compareceram membros da comunidade, representantes da State Gride e mais de 100 crianças e professores da escola-creche da vizinhança (os usuários do espaço).  A inauguração foi precedida pela apresentação da "Orquestra Maré do Amanhã" e logo após houve a contação de história sobre a fundação das primeiras palafitas que conformaram a região. Após as falas oficiais as crianças foram convocadas a conhecer e interagir com o espaço, momento esperado por todos. 

No turno da tarde, realizamos a capacitação para mediadores de leitura. Acreditamos que não só a doação de um acervo é capaz de reduzir as distâncias entre livro e leitor. A capacitação contou com 30 pessoas sendo estes professores, jovens e colaboradores do Museu da Maré. A capacitação busca interagir com as histórias de leitura das pessoas em suas pluralidades: as cantigas, histórias orais, predileções por séries, novelas para então, encontrar o gosto pela literatura como caminho. Interagimos com contos, crônicas, poemas além de fazermos reflexões teóricas importantes, tendo como abordagem a Sociologia da Leitura. Nesse momento também damos sugestões para o uso do espaço, forma de catalogação e empréstimos.

A inauguração e o início das ações nos renderam alguns reconhecimentos por parte da comunidade e da mídia. Acreditamos muito nesse posicionamento positivo na mídia e sobretudo no cotidiano, que a comunidade da Maré alcança para suas crianças de jovens.