Mulheres, homens e cooperativas que fazem a reciclagem no Brasil acontecer ganharam as páginas de um livro que pode ser baixado gratuitamente. A obra Recicladores de Sonhos reúne histórias de superação, dificuldade e perseverança de 31 catadores e catadoras que tem a sua história contada por meio de fotografias e relatos.
Publicação revela perfis de catadores e catadoras de materiais recicláveis de diversas regiões do país, que tornam possível a reciclagem no Brasil. Mulheres, homens e cooperativas que fazem a reciclagem no Brasil acontecer viraram tema de um livro recém-lançado, que conta histórias de superação e perseverança.
Os estudantes de Fernando de Noronha receberam novos equipamentos. Foram inaugurados, na quinta-feira (21), a biblioteca Cantos de Leitura e o novo Laboratório de Ciências da Escola Arquipélago. A instituição de ensino atende 410 alunos.
Toneladas de resíduos recicláveis das cidades brasileiras dão vida a obras de arte na exposição Reciclos – Criando Novas Perspectivas. A curadoria é do artivista Mundano, que ergueu o mega painel na capital paulista O Brigadista da Floresta (2021), inspirado na obra O Lavrador de Café (1934) de Cândido Portinari.
O tema é o universo da reciclagem e tem como inspiração a vida e o trabalho de catadoras e catadores de materiais recicláveis. Durante a cerimônia também foi lançado o livro de fotografias “Recicladores de sonhos” que traça o perfil de dezenas de lideranças de catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil.
A Novelis, companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio, patrocina três projetos em parceria com a Rede Educare voltados a espaços lúdicos e acervos de livros para pessoas em situação de vulnerabilidade social em cidades pelo país.
A instituição de ensino será contemplada com uma unidade do projeto Cantos de Leitura, com acervo de 1.200 novos livros. A implantação do espaço de leitura é uma realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.
A Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão, de Pouso Alegre (MG), ganha um "Cantos da Leitura", espaço que tem como objetivo proporcionar o contato de catadores de materiais recicláveis e de toda a comunidade com a literatura.
O Canto da Leitura, biblioteca comunitária que tem como foco a sustentabilidade, foi inaugurado nesta quarta-feira (4), no CIEI Bem-Me-Quer, em Fernando de Noronha. A instituição de ensino atende cerca de 250 alunos, de até 6 anos e o espaço conta com um acervo de 1.200 livros.
Uma biblioteca comunitária cujo principal objetivo é proporcionar o contato dos catadores de material reciclável, e de toda a comunidade do seu entorno, com a literatura. A iniciativa conhecida como Cantos de Leitura procura, através da educação e da literatura, ajudar a criar novas páginas para a história deste bairro.